Jornada Benedito Nunes

Submissão de trabalhos para a III Jornada Benedito Nunes

A Jornada Benedito Nunes tem como objetivo desenvolver o debate sobre questões e problemas amazônicos: sociais, culturais, científicos e educacionais. 

Está na sua Terceira Edição, cujo tema voltado para a Ética, nos sinaliza para o debate acerca da posição, da atitude e do comportamento em vista dos graves problemas que nos cercam.

Abrir o espaço para o debate e apresentação de trabalhos acadêmicos  interdisciplinar em formato de Ensaio, procura-se dar relevância à atividade autoral do aluno na sua liberdade de pensar e refletir sobre vários assuntos no âmbito dessa temática. 

Para os interessados em apresentar trabalhos na Jornada, as propostas deverão estar em formato de ensaio, e devem ser encaminhadas até o dia 7 de julho para o e-mail: http://jornadabene@gmail.com, contendo o titulo do trabalho, o nome do autor, instituição e o ensaio em anexo.

O Grupo de Filosofia Temática (GFT) assume o compromisso de fomentar e estimular essa prática ensaística, dando oportunidade para a livre reflexão no exercício acadêmico.

 

Submissão de trabalhos para a II Jornada Benedito Nunes

 

Em sua segunda edição, a jornada tem como objetivo a discussão do seguinte tema: “Amazônia e seu Ecossistema Natural, Educacional, Social e cultural”, bem como a comemoração da 1ª edição da revista eletrônica “Complexitas” do Grupo de Filosofia Temática, grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Filosofia (FAFIL), criado com objetivo de desenvolver atividades de pesquisa de maneira interdisciplinar, em diálogos constantes com as demais ciências.

A jornada “Benedito Nunes” surgiu em homenagem a um dos fundadores do curso de filosofia da Universidade Federal do Pará. Benedito Nunes foi professor emérito da UFPA, crítico literário e escritor. Além de suas relevantes contribuições na referida instituição, os trabalhos realizados por ele inspiraram discussões interdisciplinares e reflexões temáticas variadas. Nesse contexto, o evento tem como característica fomentar debates, discussões e refletir de maneira autônoma sobre questões relacionadas à filosofia e sua interface com as diversas áreas do saber.

O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas e instituições de ensino. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de junho, enviando nome completo, curso, instituição e e-mail para: http://jornadabene@gmail.com .

Para os interessados em apresentar trabalhos na jornada, as propostas deverão estar em formato de ensaio, e devem ser encaminhadas até o dia 5 de junho para o e-mail: http://jornadabene@gmail.com, contendo o titulo do trabalho, o nome do autor, instituição e o ensaio em anexo.

 

Submissão de trabalhos para a I Jornada Benedito Nunes

A   I   Jornada   “Benedito   Nunes”   surgiu   em   homenagem   a   um   dos fundadores   do   curso   de Filosofia   da   Universidade   Federal   do   Pará. Benedito  Nunes  foi  professor  emérito  da  UFPA, crítico  literário  e  escritor. Além    de    suas    relevantes    contribuições    na    referida    instituição, os trabalhos   realizados   por   ele   inspiraram   discussões   interdisciplinares   e reflexões   de temáticas   variadas.   Nesse   contexto,   o   evento   tem   como característica    fomentar    debates, discussões    e    refletir    de    maneira autônoma  sobre  questões  relacionadas  à  filosofia  e  sua interface  com  as diversas  áreas  do  saber.  Em  sua  primeira  edição,  a  jornada  tem  como objetivo a  discussão  da  seguinte  temática:  “Amazônia:  seus  caminhos  e seus  caminhantes”,  bem  como a comemoração  da  fundação  do  Grupo de   Filosofia   Temática,   grupo   de   pesquisa   vinculado   à Faculdade   de Filosofia,  criado  visando  desenvolver  atividades  de  pesquisa  de  maneira interdisciplinar, em diálogo constante com as demais ciências.  Mais informações na página do evento: http://http://www.filosofiatematica.ufpa.br/jornada