Discentes

Angela Lima Gadelha  Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará(1997). Tem experiência na área de Filosofia. 

Arnin Rommel Pinheiro Braga Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Fenomenologia e Existencialismo. Também realizou Graduação em Teologia pela Universidad de Granada/Espanha (Incompleto: 2012-2016). Em sua formação teológica se destacam seus conhecimentos em Fenomenologia da Religião, Filosofia da Religião e Teologia das Religiões. Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Belém. Desenvolve pesquisa na área de Filosofia Contemporânea e Fenomenologia, com ênfase em Martin Heidegger. Tem como objeto de estudo a analítica existencial realizada por Martin Heidegger em seus escritos de 1927-1930, etapa conhecida como a “Metafísica do Da-sein”, analisando principalmente os conceitos de Finitude e Mundo. Na área profissional, foi professor estagiário de Filosofia para o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Regina Mundi – Maringá/PR (2010); Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal – Maringá/PR (2011); Colégio Santo Tomás de Villanueva – Granada/Espanha (2014-2016). E foi professor de Filosofia para o Ensino Médio de Jovens e Adultos (EMJA) no CDC Educação Ltda, na modalidade Educação a Distância (2016). Atualmente é professor de Filosofia do Ensino Médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo – Ananindeua.

Bruno Tenório coelho Bacharel em Filosofia pelo Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrando em Filosofia no Departamento de Filosofia e Ciência da UNESP de Marília. Áreas de pesquisa: epistemologia e filosofia da mente.

Deborah Gadelha Espirito Santo Possui ensino médio, segundo-grau pela E.E.E.F.M Lauro Sodré(2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Elias Freitas de Oeiras Junior Graduando em Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal do Pará. Pesquisa na área de Filosofia Temática e Teoria de Sistemas Complexos.

Gabriela Esther Nascimento dos Santos Graduanda em Licenciatura Plena em Filosofia. Atualmente membra efetiva da Comissão Editorial da Revista CompleXitas e membra efetiva do grupo de pesquisa intitulado Grupo de Filosofia Temática (GFT), com eixos de pesquisa direcionados a Filosofia Informacional, Filosofia Política e semiótica.

Jetur Lima de Castro Bibliotecário registro CRB-2 PA- 001616/O. Graduado em Biblioteconomia (2012-2016) pela Universidade Federal do Pará – Campus Belém. Atualmente participa como Pesquisador/colaborador no Grupo de pesquisa sobre Estudos e Práticas de Preservação Digital, atuando nas linhas de pesquisa Institucionalização da Memória e Políticas, Projetos e Auditorias de Preservação Digital e Digitalização e Sistemas de Gestão Eletrônicos (SIGAD) na Rede Brasileira de Preservação Digital (Rede Cariniana) – IBICT. É membro do Grupo de Filosofia Temática na (UFPA), onde desenvolve atividades de pesquisa interdisciplinar em Filosofia Informacional e Sistemas Complexos. Editor e Membro da Comissão Editorial da Complexitas – Revista de Filosofia Temática. Tem experiência na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, Digitalização de Documentos Raros e Preservação digital. Atuou como estagiário em Gerenciamento, Digitalização de acervos de Obras Raras e documentos antigos no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no Projeto de Digitalização e Publicação Online de Coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade das Bibliotecas Brasileiras, Projeto Biodiversity Heritage Library (BHL) com parceria da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Formou-se como Técnico em Administração de Redes de Computadores pela Universidade Estadual do Pará-UEPA em Parceria com (Serviço de Processamentos de Dados) SERPRO em (2008-2009). Tem Experiência em Tecnologia da informação em Redes de Computadores, Segurança da Informação. Exerceu atividade como Instrutor do Programa Fundo-ver-Sol no Instituto Ciberespacial- ICIBE/UFRA. Tem interesse em temas como Informação Ecológica, Filosofia Temática, Filosofia da Mente, Epistemologia, Mediação da Informação, Preservação digital, Bibliotecas digitais, Competência Informacional, Informação Sociedade, Inteligência artificial, Informação Social, Segurança da Informação, Tecnologia da Informação, Inclusão Digital, Sociologia da informação, Biblioteconomia Progressista, Transhumanismo, Teoria dos Sistemas Complexos, Auto-organização e Teoria dos Agenciamentos. 

Leon Victor Fernandes Alves Possui ensino médio, segundo-grau pelo Colégio Impacto(2009)

Newton Garcia Margalho Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da mente. 

Paulo Cesar Franco da Cunha Filho Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará(2015). Tem experiência na área de Filosofia.

Robson Farias Gomes Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Durante 02 (dois) anos foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Interdisciplinar Conexões de Saberes, vinculado a UFPA/PROEX/MEC/SESU/SECAD/FNDE desenvolvendo pesquisas e discussões a respeito das temáticas: Gênero e Etnia, Ações Afirmativas e Políticas Clássicas. Na área de Filosofia desenvolve pesquisa no campo da Filosofia Temática com ênfase em temáticas como Filosofia Informacional, Teoria dos Sistemas Complexos e Filosofia Ecológica. Academicamente possui estudos na área de Dança Cristã pelo Curso Técnico em Dança com Habilitação em Intérprete/Criador pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA.